JUSTIÇA: Como ser uma pessoa mais justa?
A JUSTIÇA COMO VIRTUDE MORAL
O QUE É JUSTIÇA?
Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio, que por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social.
Designa o respeito pelo direito de terceiros. A aplicação ou reposição do e envolver direito pode ser maior ou menor se envolver virtude moral ou alguma coisa puramente material.
DE QUE MODO É POSSÍVEL RECONHECER A JUSTIÇA?
A justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais, através do Poder Judiciário.
COMO A JUSTIÇA É NORMALMENTE REPRESENTADA?
Entre os antigos gregos era representada pela deusa Themis e, posteriormente, pela deusa diké, que aparece de olhos abertos para enxergar os erros e as faltas de todos os seres humanos.
Já entre os romanos, a justiça era apresentada como uma estátua de olhos vendados. O valor máximo da justiça assim representada era a igualdade de todos perante a lei. Cabia à justiça assegurar que tivessem iguais garantias legais. Em outras palavras, a justiça deve garantir igualdade entre cidadãos.
A JUSTIÇA COMO UMA DAS VIRTUDES CARDINAIS
As virtudes cardinais ou virtudes cardeais podem ser chamadas de virtudes polares. É que representam um polo em torno do qual as outras virtudes giram. São elas que regulam os nossos atos, ordenam as nossas paixões e guiam a nossa conduta segundo a razão e, na perspectiva da fé cristã, segundo a fé. Trata-se de uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido.
SÍMBOLOS DA JUSTIÇA
Vamos destacar aqui 4 símbolos – imagens alegóricas que são usadas e difundidas como representação da justiça e suas manifestações:
- A espada simboliza a força, coragem, ordem, regra, e aquilo que a razão dita e a coerção para alcançar tais determinações.
- A balança simboliza a equidade, o equilíbrio, a ponderação, a igualdade das decisões aplicadas pela lei.
- A deusa de olhos vendados – usualmente uma imagem da deusa romana Iustitia, que corresponde à grega Dice, significa o desejo de nivelar o tratamento jurídico de todos por igual, sem nenhuma distinção. Tem o propósito da imparcialidade e da objetividade. É a afirmação de que todos são iguais perante à lei.
- Já a deusa de olhos abertos e sem venda pode ser interpretada como a necessidade de não deixar que nenhum pormenor relevante para a aplicação da lei seja desconsiderado, avaliar o julgamento de todos os ângulos.
COMO AGIR DE MANEIRA JUSTA?
Os símbolos da justiça apontam formas de agir de modo muito explicito. A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta.
A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.
A ação justa deve ser imparcial e objetiva. Deve ser detalhista, não permitindo que nenhum aspecto relevante para a ação da lei seja desconsiderada.
Assine a newsletter da
Rede Batista de Educação