O papel da educação infantil para o sucesso no futuro do seu filho

Há alguns anos, era comum que as instituições de educação infantil fossem vistas apenas como um espaço para cuidar dos bebês enquanto seus pais trabalhavam. Entretanto, educadores e psicólogos têm chamado atenção para o fato de que a primeira infância é um momento crucial no desenvolvimento das crianças.

Fica fácil entender essa afirmação quando você pensa no crescimento do seu filho: quanta evolução é possível perceber de um ano para o outro — e mesmo a cada mês, não é? De fato, as mudanças acontecem rapidamente nesses primeiros anos de vida. Por isso, as aprendizagens dessa fase são centrais para o futuro!

Então, que tal conversarmos mais sobre isso? Confira as informações deste post e saiba como a educação faz diferença para bebês e crianças pequenas!

O que a educação infantil promove para o futuro do seu filho?

Frequentar a escola é um passo fundamental para todos nós. Ainda que a educação obrigatória se inicie a partir dos 4 anos, os benefícios de matricular seu filho antes disso são muitos. Veja, a seguir, o que a educação infantil proporciona para a criança.

Desenvolvimento

Sem dúvida, uma das principais razões para entrar na escola o quanto antes é o impulso que isso dá no desenvolvimento. Para a criança pequena, cada momento do dia é cheio de aprendizados. Os cuidados físicos que recebe, os hábitos alimentares dos quais participa, as brincadeiras, tudo gera aprendizagens importantes.

Se essa riqueza acontece na rotina comum da família, imagine então quantas situações de ensino são proporcionadas em uma escola de educação infantil? Seu filho terá contato com outras crianças e adultos e fará parte de um cotidiano coletivo. Assim, ele desenvolverá noções de convivência, regras sociais e muito mais.

A importância da entrada na escola não está apenas no aspecto cognitivo, mas no desenvolvimento integral. Ou seja, além de desenvolver a motricidade, o raciocínio lógico e o vocabulário, a criança aprende a se socializar, a trabalhar em grupo e a exercer cada vez mais autonomia. E o melhor: isso acontece a partir de metodologias lúdicas e muita brincadeira!

Interesse pelos estudos

Outro elemento muito importante que a educação infantil proporciona para a criança é a integração com o ambiente de aprendizagem desde cedo. Ingressando na escola nessa fase, seu filho cria vínculos com os professores e os colegas e participa de atividades que despertam seu interesse em estudar e aprender.

A escola oferece diversos materiais que envolvem as crianças, como brinquedos, livros, jogos e atividades coletivas. Assim, ele aprende se divertindo e desenvolve desde cedo aspectos como o gosto pela leitura, o interesse pelo ambiente escolar e o respeito pelos professores e outros profissionais da instituição.

Socialização

Geralmente, a escola é um dos primeiros espaços onde a criança tem contato com pessoas fora da família. Dessa forma, é um local riquíssimo para ela se socializar e desenvolver habilidades essenciais para a vida em comunidade.

Isso ganha especial importância nos dias atuais — em que questões como a rotina pesada de trabalho e a insegurança dos espaços públicos afetam a vivência social de muitas famílias. Assim, a educação infantil proporciona momentos de interação saudável e segura entre seu filho e outras crianças e adultos.

A oportunidade de conviver com crianças da mesma idade (e também de outras séries) o ensina a compartilhar brinquedos e materiais, ter solidariedade, cuidar dos outros, comunicar seus desejos e frustrações, resolver conflitos da melhor forma, confiar no adulto de referência etc.

Aprendizagem de valores

Como falamos, o papel da escola não é apenas estimular o desenvolvimento cognitivo, mas também ajudar a desenvolver os valores que precisamos para conviver em sociedade. Nós sabemos que a falta dessa aprendizagem pode gerar inúmeros problemas — como os que vemos hoje em diversas notícias que mostram a falta de solidariedade ou capacidade para lidar com frustrações.

Assim, esse é mais um dos motivos pelos quais a entrada na educação infantil é relevante para seu filho. Ao incentivar a socialização e trazer modelos saudáveis de interação com o próximo, a escola exerce seu papel no desenvolvimento emocional. Isso faz com que as crianças adquiram competências para conviver com as diferenças, exercer cidadania e serem pessoas autônomas no futuro.

Momentos em família

A entrada na escola não precisa significar a perda de momentos com a família. Na verdade, o ideal é que a instituição de educação e os pais atuem juntos para colaborar com o desenvolvimento integral da criança. Principalmente na educação infantil, fase em que ela demanda maiores cuidados.

Então, a escola também promove a interação da família em diversos momentos, seja de brincadeiras, prática de esportes, passeios educativos etc. Além disso, a vivência escolar também enriquece a rotina da sua casa, pois você vai interagir com o seu filho nas atividades propostas pelos professores.

Como escolher a escola ideal?

Percebeu quantos benefícios existem na educação infantil? Para aproveitá-los ao máximo, há um cuidado indispensável: a escolha da melhor instituição. Afinal, você precisa confiar na capacidade que a equipe escolar tem de cuidar e educar seu filho. Nem sempre é simples estabelecer essa relação de parceria. Por isso, vale a pena considerar algumas dicas.

A primeira delas é fazer uma pesquisa rigorosa sobre as escolas que lhe interessam. Nesse ponto, pedir indicação de amigos é sempre uma boa opção. Além disso, não deixe de checar na internet para encontrar outras opiniões e verificar se a instituição tem reconhecimento e tradição.

Depois dessas buscas iniciais, chega o momento de ir até as escolas e avaliar a infraestrutura e a equipe de trabalho. Lembre-se de ter em mente o que você deseja para a educação do seu filho. Então, observe com atenção os diversos ambientes da escola e tire todas as suas dúvidas sobre as atividades realizadas neles.

Outro aspecto interessante a se considerar é o tamanho da instituição. Matricular a criança em uma escola que ofereça vários níveis de ensino (da educação infantil ao ensino médio, por exemplo) é muito benéfico, principalmente para quem tem mais de um filho. Assim, eles estudam no mesmo local durante anos e você tem mais tempo para construir uma relação de confiança com a equipe.

Durante o processo de decisão, não deixe de conhecer o projeto pedagógico da instituição. Ele mostra os valores que ela pratica e a visão que tem sobre o desenvolvimento dos alunos. Observe, ainda, os materiais utilizados nas aulas, a qualidade da formação dos professores, o bom atendimento prestado pela gestão e a importância dada à participação das famílias. Com esses cuidados, você tem mais segurança na escolha.

Não existem dúvidas de que a educação infantil é algo positivo para o seu filho. Muito mais do que um local para deixá-lo em segurança enquanto trabalha, a escola é um ambiente fundamental para o desenvolvimento integral da criança! Por isso, vale a pena seguir as dicas que demos e escolher uma instituição de qualidade!

E então, quer ter a certeza de matricular seu filho no melhor lugar para ele? Conheça nossa instituição e saiba como ingressar no Colégio Batista!

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação