29 de março de 2017

A importância da horta escolar na Educação Infantil

Projeto incentiva o consumo de legumes e verduras, além de [...]

Projeto incentiva o consumo de legumes e verduras, além de ensinar a importância da terra e de tudo o que ela produz.

Como forma de incentivar hábitos de alimentação saudável nas crianças, o SEI Plus – Serviço de Educação Integral do Colégio Batista Mineiro criou o projeto “Horta na Escola”, desenvolvido também para proporcionar uma vivência concreta e prazerosa do estudo das plantas, por meio da observação científica do seu crescimento, de suas partes, das variedades de frutas e hortaliças, bem como noções de plantio, sustentabilidade e preservação da natureza.

A monitora responsável pelo projeto, Glauciane Gervásio Silva, usa a horta para ensinar hábitos saudáveis e afirma que o contato com a natureza é fundamental para o desenvolvimento das crianças. “É um momento muito gostoso de aprendizagem, que envolve diferentes segmentos no processo educativo. Todos ficam felizes, e as crianças adoraram saborear saladas que elas plantaram, viram crescer e colheram”, conta a monitora.

O contato com a natureza na escola é fundamental para os pequenos. Os benefícios que uma horta pode trazer para as crianças não se limitam apenas à área acadêmica, já que elas se tornam mais sociáveis. Além disso, estudos mostram que crianças que têm contato com terra, água, vegetais, minhocas e sementes estabelecem mais relações com o meio na qual estão inseridas, explica a coordenadora do SEI Plus, Edi Soares Moura.

Nesta ocasião, os alunos receberam a visita do diretor-geral da Rede Batista de Educação, prof. Valseni Braga, que comentou a importância da inserção da horta no ambiente escolar. “É um verdadeiro laboratório que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, unindo teoria e prática no processo ensino-aprendizagem e estreitando relações pela promoção do trabalho coletivo”.

A paciência também é desenvolvida durante as atividades neste ambiente. Para as hortaliças crescerem, é necessário tempo e cuidado, desde o plantio até o momento da colheita. Dessa forma, os alunos conseguem entender também a importância de cuidar da natureza e levam isso para suas vidas e famílias. As hortaliças cultivadas fazem sucesso à mesa: todos querem provar, pois é fruto da participação dos próprios alunos.

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação