Como melhorar sua rotina de estudos? Confira 5 dicas

O hábito de estudo tem uma relação direta com o sucesso na escola. Os estudantes que cultivam essa prática diariamente têm uma performance escolar superior em relação aos demais. Helena Miqueti, coordenadora pedagógica do Colégio Batista Brasil – Unidade Vila Mariana, explica que é muito importante que o aluno estabeleça uma rotina, principalmente nos dias atuais em que as aulas são remotas ou híbridas. “Esse processo contribui para foco, autoconfiança e elevação do desempenho do discente”.  

De acordo com a educadora, o investimento nesse hábito de revisão dos conteúdos aprendidos em sala de aula deve ser realizado pelo estudante e incentivado pela família. “A participação ativa dos pais nesse processo é imprescindível para o bom desenvolvimento dos filhos, que se tornarão gestores do seu processo de aprendizagem”, destaca Helena. 

Mas, como melhorar a rotina de estudos? Abaixo você confere como aplicar as 5 dicas no dia a dia: 

1 – Defina um local para os estudos 

Estabeleça um local para estudar onde não haja distrações. A mesa deve ter espaço suficiente para colocar somente os materiais necessários, de forma organizada. Se possível, desligue as notificações do celular. 

2 – Crie um cronograma 

Organize um cronograma de estudos com tudo o que você deve fazer na semana, escolha quais disciplinas você vai estudar por dia e faça um plano simples e flexível. Coloque todas as suas atividades no papel e monitore o tempo para cada uma. 

3 – Estabeleça horários fixos 

Mantenha horários fixos. Cada um tem um momento melhor para estudar. Em um determinado período do dia estamos mais cansados, e em outros, mais dispostos e produtivos. É você quem perceberá a melhor hora para seus estudos. 

4 – Cuide do corpo e da mente 

Coma frutas, verduras, carboidratos e proteínas, mantendo uma alimentação saudável. Beba muita água. Quando nos alimentamos bem, as nossas capacidades cognitivas funcionam melhor. 

Pratique atividade física. O exercício físico é um importante aliado da aprendizagem, pois melhora a capacidade de concentração, fixa os conteúdos, auxilia a memória e ajuda na concentração. 

5 – Descanse 

Faça pausas. Estudar horas seguidas faz o rendimento cair e o estudante fica muito cansado. Os intervalos são importantes para recarregar as energias. 

Durma bem. Todos sabem que ter uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde física e mental. O sono influencia diretamente na nossa aprendizagem, pois fixa a nossa memória. Dormir bem também aumenta a capacidade de atenção. 

Quer ter acesso a outros artigos sobre educação? Acompanhe as publicações do Blog da Rede Batista de Educação 

 

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação