20 de setembro de 2018

“Heróis da Educação” mostra que os estudantes podem ser agentes de mudança

Perceber-se como agentes de mudança da sociedade: essa é uma [...]

Perceber-se como agentes de mudança da sociedade: essa é uma das propostas da campanha “Heróis da Educação”, que vem sendo realizada neste semestre pelo 1º ano da unidade Floresta do Colégio Batista Mineiro. O objetivo é propor aos estudantes uma reflexão visando à valorização do espaço educativo, ao cultivo de atitudes de respeito ao outro e à preservação do ambiente escolar como espaço de aprendizagem.

O projeto é ainda uma das ações em cumprimento à missão da escola de proporcionar educação integral, uma vez que desperta nos estudantes o gosto pelo conhecimento e pela leitura, além de desenvolver a noção de cidadania, de cuidado e respeito consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente. Dessa forma, a iniciativa propicia a construção de valores que favorecem uma atuação positiva e transformadora no contexto social em que os estudantes estão inseridos.

“Esse é um grande desafio, pois a educação brasileira está entre as últimas no ranking mundial e, como coordenadora pedagógica, sinto a responsabilidade de contribuir para que haja uma mudança de cultura e de mentalidade no sentido de trazer uma valorização do ambiente escolar como espaço de aprendizagem”, afirma a coordenadora do 1º ano, Sara Timponi.

Entre as ações da campanha, estão conversas nas rodinhas e nas situações do dia a dia com o intuito de gerar reflexões, ações práticas na sala de aula e na escola, e ensinamento sobre o significado da palavra “herói”, para estimular os estudantes a se perceberem como possíveis agentes de mudança.

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação