5 dicas para tornar mais leve a volta às aulas

Um dia a dia bem planejado e organizado é sempre bem-vindo!  

Retornar a rotina, conversar, ajudar e orientar são hábitos que servem como motivação no período em que as famílias se preparam para a volta as aulas, além de ser a oportunidade para que pais e filhos passem um tempo de qualidade juntos.    

Apesar de ser um recomeço, é um novo semestre com novos aprendizados e desafios. Para muitos estudantes, é a primeira vez em um colégio novo. 

Em razão disso, é essencial que as atividades desenvolvidas, sejam de acolhimento, entendimento e compreensão, dessa forma o período de adaptação se tornará muito mais leve e tranquilo.  

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de hábitos e atividades que vão ajudar toda a família a se preparar para este recomeço do ano letivo. 

 Adaptação escolar para as crianças 

Uma nova fase – Os pais precisam mostrar às crianças segurança e felicidade por este momento, associando-os sempre a sentimentos do bem-estar.  

Algumas crianças estão se adaptando a um novo ambiente, como mudança de escola. Conversar com os filhos sobre o que podem descobrir e realizar, como novos aprendizados, novos amigos e professores, os incentivam a irem mais confiantes ao colégio.   

Além disso, usar palavras positivas e afirmar que sempre estarão por perto ajuda a dar confiança e sensação de acolhimento às crianças. 

 Preparar o material escolar  

Explicar ao filho a importância em deixar a mochila preparada com o material que deverá ser levado no dia de aula ajuda no desenvolvimento do senso de independência e de responsabilidade.  

Aproveite o momento para conversar sobre o cuidado com o material escolar e o respeito com colegas e professores, além de reforçar aspectos positivos da escola.  

 Converse e escute 

Converse sobre todos os assuntos e espere pelo surgimento espontâneo das perguntas e curiosidades. Entenda os interesses e gostos do seu filho e respeite suas ideias e curiosidades. 

Fale sobre a importância de fazer boas amizades, de ser um bom amigo e escute o que seu filho tem a dizer. Entender a visão dele sobre o mundo, pessoas e especialmente sobre o Colégio é de extrema importância. O exercício da escuta é fundamental para o relacionamento entre pais e filhos. A troca de confiança, diálogo e escuta geram crianças independentes e afetam diretamente no desempenho escolar.  

Se você não se sente preparado para conversar sobre tudo, conte com a ajuda de um profissional. 

Elogie e valorize as conquistas 

As conquistas diárias precisam ser elogiadas.  

O elogio verdadeiro ajuda na autoestima e na vontade de continuar fazendo o que é correto e melhor.  

Elogie os acertos, mesmo que a nota não seja tão boa quanto esperado. Valorize a parte correta e converse sobre o que ainda não aprendeu. 

Tenha a rotina escolar como parceira 

É muito importante criar uma rotina apropriada à faixa etária e ao planejamento que será desenvolvido no restante do ano. Para isso, tenha a escola como parceira! 

Esteja atento às diretrizes repassadas pela escola sobre o calendário escolar.  

Amplie a comunicação com o colégio do seu filho.  

No retorno às aulas, aproveite a oportunidade para informar aos profissionais responsáveis do Colégio sobre como está a criança ou adolescente em relação a essa fase de transição. Dessa forma, será mais fácil para a equipe de educadores acolher o estudante e ajudá-lo da melhor forma no início das atividades. 

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação