7 motivos para aprender cidadania no ambiente escolar

O blog contou com a ajuda das professoras do 3º ano, Grasielle Coutinho e Juliana Dias, do Colégio Batista Mineiro BH-Floresta/Séries Iniciais 

Os Colégios Batista Mineiro e Batista Brasil, integrantes da Rede Batista de Educação, valorizam a parceria entre a escola e a família, promovendo o aprendizado de valores essenciais para a formação cidadã. Para aprofundar esse tema, convidamos as professoras Grasielle e Juliana a compartilharem no blog como, em conjunto com as gestoras pedagógicas, trabalham com as famílias na construção de indivíduos éticos e morais. Elas também orientam os estudantes, desde a infância, sobre o conceito e as práticas de cidadania. 

“Crianças incentivadas a desenvolver uma consciência cidadã cultivam valores como empatia, respeito e solidariedade, tornando-se mais preparadas para contribuir na construção de uma sociedade ética e justa”, afirmam. 

Confira as sugestões: 

  1. Contextualizar o termo cidadania com base no cotidiano das crianças, mostrando como podem exercitá-la em ambientes como escola, igreja e comunidade. 
  2. Explorar o conceito de cidadania por meio de comparações entre períodos históricos e eventos marcantes que moldaram a sociedade. 
  3. Incentivar valores fundamentais, como respeito, empatia e diálogo, por meio da análise de desafios sociais e programas que promovam a formação integral. 
  4. Promover experiências práticas de cidadania em atividades escolares, como projetos sociais, debates, resolução de problemas e ações comunitárias. 
  5. Integrar famílias e responsáveis em atividades que compartilhem as práticas escolares, fortalecendo o aprendizado conjunto. 
  6. Fomentar o protagonismo dos estudantes, envolvendo-os na criação de regras e combinados escolares, reforçando a compreensão de direitos, deveres e convivência. 
  7. Desenvolver o espírito investigativo, incentivando os estudantes a conhecerem sua comunidade, identificarem problemas sociais e proporem soluções práticas. 

Com essas ações, o ambiente escolar torna-se um espaço de formação cidadã, capacitando os estudantes a atuarem como agentes de transformação na sociedade. 

 

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação