Estudantes vivenciam a cidadania através do projeto Câmara Mirim

Os estudantes do 6º ao 9º ano do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais e BH Castelo/Séries Finais vivenciaram um momento especial de cidadania ao participarem da eleição e debate para vereador mirim.

A votação aconteceu por meio de uma urna eletrônica oficial, cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que garantiu uma experiência ainda mais próxima dos processos eleitorais reais. E o resultado já está aí: os novos vereadores mirins eleitos pela unidade BH Floresta/Séries Finais são os estudantes Pedro Araújo, Natália Soares e Giovana Mendonça; na unidade BH Castelo/Séries Finais, foram eleitos Paulo André Parreiras, Lara Nunes e Sophia Mota!

A etapa de votação foi antecedida por um debate, com a participação dos candidatos e estudantes em suas respectivas unidades. Na ocasião, eles apresentaram suas propostas e explicaram de que forma pretendiam colocá-las em prática, caso fossem eleitos.

O debate foi marcado por argumentações sólidas e muito senso crítico, revelando o quanto nossos estudantes estão preparados para dialogar, propor e transformar. Mais do que um projeto, essa experiência reforça o compromisso do colégio com a formação cidadã desde cedo.

Para a vereadora mirim da unidade Floresta Natália Soares, essa oportunidade deu espaço para que os jovens compartilhassem ideias que muitas vezes não são discutidas pelos vereadores adultos. Ela também destacou o aprendizado proporcionado pela experiência. “Foi incrível participar do processo eleitoral. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto cada etapa e aprender mais sobre a história das eleições no Brasil, sua criação, evolução e mudanças ao longo do tempo. Com certeza, foi algo que acrescentou muito às nossas vidas”, completou.

Segundo Paulo André, um dos vereadores mirins da unidade Castelo, desde quando ele entrou no colégio, o projeto Câmara Mirim chamava sua atenção. “A Câmara Mirim chamou a minha atenção por apresentar o mundo político, algo que sempre me interessou, assim como a possibilidade de ajudar pessoas. Como vereador mirim, poderei aprender mais sobre esse tema e fazer a diferença na vida das pessoas por meio de projetos”, pontuou.

Giovana Mendonça, vereadora mirim da unidade Floresta, também falou a respeito da experiência. Para ela, a Câmara Mirim foi uma oportunidade única. “O processo eleitoral e a campanha me deixaram ansiosa, mas com dedicação e confiança tudo deu certo. O debate foi espetacular. Discutir minhas propostas, pensar em como desenvolvê-las e conversar com os outros candidatos foi essencial para o preparo. Fiquei extasiada ao votar, preparar a campanha, os adesivos e ao receber tanto apoio! Quando soube que fui eleita, fiquei extremamente feliz!”, contou.

A vereadora mirim Lara Nunes, da unidade Castelo, acredita que os jovens podem construir uma sociedade melhor ajudando a população carente por meio de doações de roupas e alimentos, além de acolhê-los com visitas afetuosas. “Podemos conscientizar os outros jovens sobre a importância de viver em sociedade, respeitando uns aos outros e contribuindo para a diminuição da criminalidade. Além disso, devemos espalhar o Evangelho, transformando corações e promovendo a esperança”, afirmou.

Pedro de Araújo, vereador mirim da unidade Floresta, também compartilhou sua experiência: “Foi muito legal participar desse projeto. Tivemos um gostinho do que é ser político, tanto no processo eleitoral quanto agora, que vamos atuar na Câmara”.

 

Para Sophia Mota, vereadora mirim da unidade Castelo, o projeto Câmara Mirim mostrou a realidade da cidade, ampliou a visão sobre os problemas e situações que afetam a vida dos cidadãos em diversas áreas do município. “Ao participar do projeto, fui colocada em uma posição de influência e percebi que sou capaz de promover melhorias para os moradores de Belo Horizonte. Isso me inspira a fazer o meu melhor para ajudar as pessoas ao meu redor e a me envolver, cada vez mais, em projetos sociais”, disse.

A professora de História do Colégio Batista Mineiro BH Floresta/Séries Finais, Beatriz Oliveira, que acompanhará a Legislatura deste ano, destacou os benefícios da iniciativa. “O projeto Câmara Mirim tem um papel muito interessante na vida dos estudantes, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e cívico. Ao simular o processo legislativo, os estudantes desenvolvem a consciência cidadã e política, compreendendo seus direitos e deveres e aprendendo como influenciar decisões que impactam a comunidade”, afirmou.

Beatriz ainda ressaltou o valor transformador da proposta: “A Câmara Mirim vai além de uma simples atividade escolar. É uma experiência que capacita os estudantes a se tornarem cidadãos mais conscientes, participativos e engajados com suas comunidades. Ao dar voz aos jovens e ensiná-los sobre o poder da ação coletiva, o projeto contribui para a construção de uma sociedade mais democrática e justa, além de inspirar futuras lideranças”, finalizou.

A coordenadora Fernanda Moraes, do Colégio Batista Mineiro BH – Castelo/Séries Finais, que também acompanhará a Legislatura desse ano, disse que a Câmara Mirim é uma experiência muito enriquecedora para o desenvolvimento dos estudantes. “Eles compreendem como funciona o processo de criação das leis e o papel do Legislativo em nossa sociedade. Isso amplia sua consciência política, estimula o senso de responsabilidade e participação cidadã desde cedo. Além disso, o projeto contribui para o fortalecimento de habilidades importantes como argumentação, empatia, trabalho em equipe e escuta ativa, competências que certamente farão diferença em sua formação como indivíduos e cidadãos conscientes”, concluiu.

A Câmara Mirim é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de BH, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG. Voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, de escolas públicas e privadas.

 

 

 

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