14 de novembro de 2025

Estudantes do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais promovem ação solidária que transforma aprendizado em generosidade

  Na manhã de sábado, 8 de novembro de 2025, [...]

 

Na manhã de sábado, 8 de novembro de 2025, um forte temporal não foi capaz de impedir que famílias, estudantes, colaboradores e comunidade escolar participassem do Mercado Solidário, em sua 7ª edição, com os estudantes do 7º Ano desta Unidade.

Eles se empenharam e realizaram um evento surpreendente!  No Mercado, a comunidade pôde adquirir roupas, acessórios, brinquedos, calçados, utensílios domésticos e vários outros artigos de ótima qualidade. Todos os itens foram doados pelas próprias famílias, que se envolveram ativamente nessa campanha solidária e sustentável. Objetos que não faziam mais sentido para alguns foram adquiridos por outros a preços acessíveis, e esse movimento educativo e abençoador permitirá que várias instituições sociais sejam ajudadas com os recursos obtidos com o valor arrecadado no Mercado.

Os produtos que não foram vendidos no sábado receberam o preço simbólico de R$ 1,00 na segunda-feira (10/11) e foram vendidos para os colaboradores do Colégio, abençoando a muitos também. A generosidade das famílias foi tão grande que ainda restaram muitos artigos, os quais foram doados a várias outras instituições sociais diferentes, ampliando ainda mais o alcance social da ação.

O Mercado Solidário faz parte do projeto interdisciplinar “Iguais e Diferentes”, realizado com todas as turmas do 7º ano: “Incentivamos os estudantes a desenvolverem o olhar sensível para o outro. Antes da realização do Mercado, eles são convidados a conhecer de perto diferentes instituições sociais, escolhidas por eles próprios. A primeira doação que fazem é de seu tempo e carinho, visitando a instituição escolhida e promovendo um momento afetivo de comunhão com o público atendido, enquanto conhecem as diferentes realidades e necessidades”, disse a coordenadora pedagógica do 7º ano, Débora Alves.

Segundo a diretora da Unidade, Cláudia Beatriz, a participação no Mercado Solidário representa uma experiência única na formação acadêmica e pessoal dos nossos estudantes. “Por meio dessa prática, eles desenvolvem habilidades sociais, éticas e cívicas fundamentais para a vida. É uma oportunidade de vivenciar, na prática, valores como empatia e responsabilidade social, compreendendo o impacto do cuidado com o próximo e a importância da economia solidária. Essa iniciativa envolve toda a comunidade escolar e apoia instituições beneficentes, ampliando ainda mais seu alcance e propósito”, afirmou.

“O projeto Iguais e Diferentes foi muito importante desde o início, porque nos ajudou a desenvolver um verdadeiro senso de solidariedade. Desde o momento em que conhecemos as instituições até a realização do Mercado Solidário, aprendemos o valor de olhar para o outro e fazer o bem de forma prática”, disse a estudante Alice Rangel, do 7º C.

Para a mãe do estudante Miguel Teixeira, do 7º ano D, Daniela Visconti, “é muito bonita a iniciativa do Colégio Batista Mineiro em promover o Mercado Solidário com os estudantes do 7º ano. Foi inspirador ver a empolgação deles em arrecadar doações em casa, envolvendo familiares e vizinhos. É um gesto simples, mas cheio de significado, doar algo que, para nós, pode parecer pequeno, mas que tem um grande valor para quem recebe”, disse.

Durante as visitas às instituições, os estudantes têm a oportunidade de conviver com as pessoas atendidas, participar de momentos de partilha e levar gestos de carinho, como lanche, música e brincadeiras. Em seguida, cada grupo apresenta à turma o que aprendeu sobre a instituição visitada, sua história e desafios. A partir dessas apresentações, a turma vota e escolhe qual instituição será beneficiada com os recursos arrecadados no Mercado Solidário.

“Esse processo de escolha e envolvimento é fundamental. Os estudantes compreendem o valor da empatia, da generosidade e da responsabilidade coletiva, algo que eles aprendem desde o Maternal no Colégio Batista Mineiro, por meio do programa socioemocional. Eles percebem que podem fazer diferença e aprender com as realidades que encontram”, destaca Débora.

Mais do que uma iniciativa pontual, o Mercado Solidário é a expressão prática de um dos maiores propósitos da Rede Batista de Educação: formar cidadãos conscientes, éticos e comprometidos com a transformação do mundo por meio do amor ao próximo.

Veja o vídeo!

 

 

 

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação