30 de janeiro de 2026

Colégio Batista Mineiro lança cursos técnicos integrados ao Ensino Médio 

Aprendizado aplicado conecta estudantes ao mercado de trabalho ainda durante a Educação Básica

O Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais passa a oferecer, a partir de fevereiro de 2026, os cursos Técnico em Informática para Internet e Técnico em Marketing, dentro do modelo dos Itinerários Formativos – Formação Técnica e Profissional, previsto na legislação do Ensino Médio.

Na prática, o estudante cursará o Ensino Médio normalmente e, no contraturno, fará o curso técnico. Esse modelo permite que, ao concluir o Ensino Médio, o adolescente já esteja qualificado para o mercado de trabalho, ampliando suas oportunidades.

Os cursos serão oferecidos de forma híbrida, com atividades presenciais obrigatórias na sede do Colégio Batista Mineiro – BH Floresta/Séries Finais e oportunidade para que estudantes das unidades Buritis e Alphaville (Nova Lima) participem. Cada turma terá até 25 vagas, voltadas a estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio.

O diretor-geral da Rede Batista de Educação, Valseni Braga, destaca que, com os cursos “Técnico em Informática para Internet” e “Técnico em Marketing”, os estudantes sairão do Ensino Médio preparados, seja para ingressar rapidamente no mercado, continuar os estudos ou desenvolver competências importantes para o futuro. “Além disso, esses cursos fortalecem o protagonismo dos estudantes, estimulam a autonomia e oferecem experiências práticas que tornam a aprendizagem mais concreta e alinhada à realidade do mercado de trabalho”, acrescenta.

Técnico em Informática para Internet: formação prática em tecnologia

O curso, do eixo Informação e Comunicação, possui 1.000 horas divididas em três módulos anuais e foca no desenvolvimento de soluções digitais e na atuação em diferentes áreas de tecnologia. O estudante poderá obter certificações intermediárias, como Desenhista de Produtos Gráficos – Web (Web Design) e Desenvolvedor de Aplicações Mobile, iniciando sua trajetória profissional ainda antes de concluir o curso completo.

O mercado de atuação inclui empresas de desenvolvimento de software, startups, indústrias, agências digitais, centros de pesquisa, instituições públicas e privadas e escolas.

Técnico em Marketing: comunicação, negócios e marketing

O curso, do eixo Gestão e Negócios, tem 800 horas divididas em três módulos anuais e oferece certificações intermediárias como Representante Comercial e Assistente de Marketing Digital.

O programa aborda comportamento do consumidor, estratégias de vendas, comunicação e marketing digital, alinhado à crescente demanda por profissionais nesta área. Dados do relatório Digital Brazil 2024 mostram que o Brasil já possui mais de 150 milhões de usuários ativos em redes sociais, e que o e-commerce cresceu 24% em 2023, reforçando a relevância do curso.

Segundo a diretora pedagógica da Rede Batista de Educação, Sandra Beconha, na prática, o modelo em que o estudante cursa o Ensino Médio regular e, no contraturno, realiza a formação técnica organiza-se como um novo arranjo curricular, no qual a formação técnica e profissional é mais uma opção para os estudantes, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular. “Essa abordagem estimula o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, bem como a capacidade de analisar, aplicar, reestruturar e inovar a partir dos conhecimentos adquiridos, preparando o estudante tanto para o mundo do trabalho quanto para a continuidade dos estudos no nível superior”, reforça.

Projeções e impactos

Em 2026, a expectativa é formar 100 estudantes. A partir de 2027, com a ampliação da oferta para turmas externas e noturnas, a meta é atingir até 800 estudantes por ano. Parcerias com empresas, previstas nos planos pedagógicos, vão oferecer experiências práticas e inserção profissional.

Para a diretora do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais, os cursos técnicos são uma excelente oportunidade para os estudantes concluírem o Ensino Médio com uma formação profissional e estarem preparados para um ingresso mais rápido no mercado de trabalho ou até mesmo empreender algum negócio. “Os cursos técnicos atendem aos interesses e potencialidades dos estudantes e fortalecem o projeto de vida de cada um deles, pois proporcionam o desenvolvimento de múltiplas habilidades e competências, contribuindo para uma inserção mais rápida no mercado de trabalho ou na ação empreendedora. Desta forma, contribuem para um protagonismo juvenil efetivo que repercute na realização pessoal e na autodescoberta, ampliando também as possibilidades de início à autonomia financeira”, conclui.

Educação técnica como resposta a demandas do mercado

A criação dos cursos acompanha o crescimento da valorização da educação profissional no Brasil, impulsionada pelas mudanças no Ensino Médio e pela demanda do mercado por profissionais qualificados.

Na área de tecnologia, a Brasscom estima um déficit de cerca de 530 mil profissionais até 2025, especialmente em desenvolvimento de softwares e aplicações digitais. Já os setores de comércio e serviços, diretamente ligados ao marketing e à gestão, lideraram a geração de empregos formais em 2023, segundo dados do Novo Caged.

Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio surgem como uma alternativa prática ao modelo exclusivamente acadêmico, oferecendo aprendizado aplicado, contato com o mundo do trabalho e desenvolvimento de competências valorizadas pelo mercado.

 

 

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação