Apresentação dos Itinerários Formativos para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio

Entraram em vigor, neste mês de fevereiro, as diretrizes do Novo Ensino Médio. Se antes os estudantes tinham disciplinas obrigatórias e possuíam pouca opção na grade curricular, a nova modalidade de ensino passa a oferecer diversidade de aprendizagem e oportunidades para a escolha do futuro profissional do estudante.

A implementação dessa nova proposta foi apresentada às turmas da 1ª série do Ensino Médio, a fim de esclarecer os alunos que ainda se sentiam perdidos nesse começo. Os componentes acrescidos a esse novo modelo seguem as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e possuem Itinerários Formativos, que constituem um conjunto de projetos, disciplinas e oficinas que os discentes poderão escolher para estudar ao longo do ano. 

O professor de Biologia, Pedro Freitas, explica essa mudança na carga horária das disciplinas. “No Ensino Médio   tradicional, temos as conhecidas disciplinas de Biologia, Química e Física. Com a prática do Novo Ensino Médio, essas matérias tiveram sua carga horária reduzida para dar lugar aos Itinerários Formativos. O nome dado agora às disciplinas básicas é Formação Geral Básica (FGB)”, completa.

Um dos Itinerários adotados é o “Fechando a Conta”, conduzido pelo professor de Matemática Renato Nogueira, que pretende desenvolver com os alunos a habilidade financeira. “Divido esse assunto em quatro etapas: na primeira, vamos compreender como consumir de uma maneira mais consciente e correta; no segundo momento, vamos desenvolver diferentes formas de ganhar dinheiro. Na terceira fase,

trabalharemos com juros compostos e, por fim, vamos aprender a aplicar tudo isso no nosso dia a dia”, completa.

A apresentação dos Itinerários Formativos às turmas da 1ª série produziu uma agitação nova, porém agradável. Em meio ao burburinho no auditório do Teatro Maddox, onde foi realizado a Aula Inaugural, era possível observar o brilho nos olhos dos meninos. Afinal, mudavam o status da fase estudantil, reencontravam seus amigos e tinham a responsabilidade de serem os pioneiros nesse novo modelo de ensino em uma escola que completa 104 anos de atividade em março.

De acordo com a diretora das Séries Finais, Cláudia Arruda, o Colégio Batista Mineiro – Unidade Floresta conseguiu, mesmo em um contexto de pandemia, trazer o melhor aos estudantes. “A escola já se preocupava com o Novo Ensino Médio desde quando anunciaram a reforma. Será um ano novo de muito conhecimento e aprendizado para os estudantes e para nós, que também estamos sendo desafiados com esse novo modelo”, diz.

Além dos esclarecimentos sobre a BNCC e os Itinerários, a professora de Biologia Joyce Padilha explicou mais uma abreviação importante para o núcleo de ensino e do qual ela mesma participa: o Núcleo Articulador Interdisciplinar (NAI). “O NAI vai trabalhar com a interação das disciplinas. Por exemplo: na Biologia, o Núcleo Articulador é a prática de investigação científica. Na Prática de Investigação Científica, então, vamos ‘conversar’ com a Física e a Química, de forma interdisciplinar”.

Diante das explicações sobre essas novas siglas e significados, Ana Luiza Turani, 15, aprovou o método de ensino. “Eu escolhi estudar três dos Itinerários: ‘Muito além da influência’, ‘Educação financeira (investimentos)’ e ‘Bem-estar e saúde (a máquina do corpo)’. Gosto dessas três áreas e de como a escola organizou os estudos. Os professores também explicam bem e agregam muito ao conteúdo”, explica.

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