Celebração dos 107 anos do Colégio Batista Mineiro destaca a importância da educação integral na formação do ser humano

Um evento marcante 

Cerca de 600 pessoas participaram da celebração dos 107 anos de fundação do Colégio Batista Mineiro, realizada na noite de sábado, 22 de março. O evento aconteceu no novo Teatro Professor Alberto Mazoni Andrade, localizado na unidade Buritis. 

A celebração foi marcada por momentos de profunda emoção, reunindo famílias, estudantes, comunidade escolar e autoridades que fazem parte da trajetória e da cultura educacional da instituição, reconhecida por sua proposta de educação integral. Uma formação que inspira os estudantes a buscarem conhecimento e valores — tanto científicos quanto socioemocionais — e, acima de tudo, a seguirem princípios cristãos, éticos e morais. 

Música e louvor 

Uma orquestra foi montada especialmente para a ocasião, sob a regência do maestro César Timóteo, diretor da Escola Batista de Música. Os músicos emocionaram o público com interpretações marcantes e acompanharam os estudantes na execução de louvores. 

O ponto alto da noite foi a apresentação do coral formado por 70 crianças, também estudantes do Colégio Batista Mineiro, que cantaram com alegria e entusiasmo o hino do Colégio — símbolo da história de educação e transformação promovida pela instituição. 

Gratidão 

O Diretor-Geral da Rede Batista de Educação, professor Valseni Braga, expressou palavras de gratidão e reconhecimento ao casal Otto e Efigênia Maddox, fundadores do Colégio Batista Mineiro. 

“É com imensa satisfação que celebramos os 107 anos do Colégio Batista Mineiro! Desde o sonho visionário do casal Maddox, seguimos firmes na missão de oferecer uma educação baseada na ciência, no desenvolvimento socioemocional e nos valores cristãos”, declarou. 

O diretor também destacou o crescimento da Rede Batista de Educação, que atualmente conta com 22 unidades em Minas Gerais e em outros estados do Brasil, reafirmando seu compromisso com a formação de cidadãos protagonistas, inovadores e preparados para suas jornadas pessoais, profissionais e sociais. 

“Com compromisso e excelência, unimos tradição e inovação, acolhendo cada estudante e suas famílias, incorporando com responsabilidade as novas tecnologias. Deus nos guiou até aqui e seguirá à frente dessa caminhada. Nossa missão é perpetuar uma educação com propósito de vida e voltada para o futuro, desenvolvendo o ser humano em toda a sua integralidade: mental, social, física, cognitiva e espiritual.” 

Reflexão e legado 

Durante a celebração, a Palavra de Deus foi compartilhada, fortalecendo a fé e reafirmando o compromisso do Colégio Batista Mineiro com a educação cristã. 

O capelão da Rede Batista de Educação, pastor Rubens Cordeiro, relembrou a inspiradora trajetória do professor Alberto Mazoni Andrade, primeiro brasileiro a assumir o cargo de diretor-geral do Colégio Batista Mineiro. Seu legado, marcado pela dedicação e pela busca constante pela excelência, foi eternizado na fala de um estudante que, certa vez, descreveu o Colégio como “uma estrela que brilha na Floresta”. 

Em homenagem à sua história, os estudantes Josué Maciel de Souza e Pinho e Maria Clara Amone Raul Naene declamaram o poema “A Aranha”, escrito pelo próprio professor Alberto Mazoni Andrade. A poesia resgatou os sonhos e a determinação dos fundadores, emocionando todos os presentes. 

Homenagens especiais 

A noite também foi marcada por homenagens àqueles que contribuem significativamente para a educação. 

A Medalha Mérito Educacional Maddox foi entregue aos professores Winder Almeida e Lourenço Stélio Rega e ao administrador Eilton Jadson Santos Miranda, em reconhecimento à sua dedicação à formação acadêmica e humana de diversas gerações. 

Além disso, a diretora do Colégio Batista Mineiro BH – Floresta/Séries Finais, Cláudia Arruda, e o pastor Rubens Cordeiro foram agraciados com a medalha de 40 anos de dedicação à educação. 

Inauguração do novo teatro 

O Teatro Professor Alberto Mazoni Andrade foi oficialmente inaugurado como um novo espaço para apresentações teatrais, musicais, de dança e eventos diversos, aberto à comunidade local, aos estudantes e suas famílias. 

Com capacidade para 622 pessoas, o teatro foi projetado para ser um ponto de encontro entre educação e cultura, oferecendo experiências marcantes e transformadoras. 

“Neste momento especial, também temos a honra de apresentar à nossa comunidade escolar e ao público presente o novo Teatro Professor Alberto Mazoni Andrade — um espaço dedicado à cultura e à arte, ampliando ainda mais nossa visão da educação que transforma o mundo”, destacou a diretora do Colégio Batista Mineiro Buritis, Andrea Silva. 

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação