Colégio Batista do Buritis anuncia chegada do Berçário (Jornal Buritis/abril 2024)

Matéria publicada no Jornal do Buritis no mês de abril, de 2024

O melhor jornal de bairro de Belo Horizonte.

COLÉGIO BATISTA DO BURITIS ANUNCIA CHEGADA DO BERÇÁRIO

Publicado em 08/04/2024

           Como já diziam nossos pais: – Educação vem de berço! E é exatamente isso que o Colégio Batista Mineiro, unidade Buritis, irá oferecer às famílias a partir de agora. A direção acaba de anunciar a chegada do berçário à escola, tornando assim possível o acompanhamento do aluno desde a sua primeira infância à adolescência.

A chegada do berçário à unidade do Buritis é a materialização de um grande sonho. Desde que o Colégio Batista se mudou para a nova unidade, na Rua Paulo Piedade Campos, este era um desejo de sua direção. Mas para realizá-lo era preciso uma grande infraestrutura. Após muita dedicação de todos da diretoria, o sonho se tornou possível.

Desde o início deste ano, o Batista Buritis oferece a educação do berçário. O local escolhido dentro da unidade não poderia ser mais acolhedor. Uma área próximo à natureza, que oferece aos bebês toda a tranquilidade que precisam, quando estão longe dos pais.

Ana Flávia Rodrigues é coordenadora da educação infantil do Batista Buritis. De acordo com ela, a estrutura montada no berçário (neste momento para acomodar 20 bebês, dez em cada turno) atende a todas as necessidades, não só em estrutura física, mas principalmente em relação aos profissionais contratados para acolhê-los.

“Temos uma professora regente especialista, sempre acompanhada por uma auxiliar. Aulas com uma psicomotora, um profissional de Educação Física, uma musicista, que coloca os bebês em contato com a música. São todas ações de estímulo que contribuem muito com o desenvolvimento da criança, tanto motora, quanto fisicamente. Aqui eles não estão somente passando o tempo, eles estão sendo estimulados o tempo todo”, garante.

O berçário com uma estrutura arquitetônica moderna, com lactário, fraldário, espaço do sono e estimulação. Além disso, o local é todo monitorado com câmeras de segurança para garantir ainda mais segurança aos pais.

E é justamente esta segurança, não apenas física, mas de saber que o seu bebê está em um local em que todas as pessoas amam o que estão fazendo e ainda prega importantes valores na construção do aluno como pessoa, é que fez com que Louise Amaral fosse a primeira mãe a matricular um filho no berçário do Batista.

Ter de estar longe do seu filho ainda tão pequeno é muito difícil para Louise. Saber que o Lucca está em um local coberto com muito amor e segurança é o que conforta um pouco o seu coração.

“Quando conheci a história, os valores e condutas do Colégio Batista, fiquei curiosa em conhecer de perto. E foi ai que me encantei. Saber que estamos entregando nosso “maior tesouro” nas mãos de pessoas de princípios, de profissionais qualificados e que te abraçam como família, é de deixar sim nosso coração confortável e em paz”.

Materialização do sonho

Diretora da unidade Buritis, Andrea Silva não esconde a felicidade em ver novamente a escola oferecendo o serviço de berçário. Em 2020, quando a unidade ainda se encontrava em outro local, foi deflagrada a pandemia e o berçário teve de ser fechado, uma vez que não era possível receber os bebês.  Em agosto de 2022 a unidade mudou de endereço e era preciso montar toda a estrutura para que os pequenos pudessem retornar. Um ano e meio depois o sonho se tornou realidade.

“Cada detalhe foi pensado com todo o carinho. Temos um pomar próximo, onde as crianças têm contato com frutas frescas. Ver a sensibilidade deles é encantador. Encantar, inclusive, é a palavra que rege todos os profissionais aqui do Batista. Nos encanta o que fazemos aqui”, exalta.

Com a chegada do berçário, a unidade consegue colocar em prática o seu grande desejo, que é a formação total do estudante, dando a ele a oportunidade de vivenciar uma prática pedagógica eficiente, que prega os valores da família.

“Ele entra aqui sem andar, sem ler, e vai sair daqui escolhendo a profissão que irá contribuir com a nossa sociedade. Se eu não fizer o meu dever, oferecendo a ele um lugar acolhedor, seguro e familiar não irei alcançar esse resultado”, diz a diretora, destacando a importância da família durante todo o processo. “Faz toda diferença. No berçário, inclusive, nos esforçamos ao máximo para manter a rotina do bebê, os cuidados que a família tem com ele. cuidados estes que somente vão se modificando a partir do momento que o filho vai crescendo”.

 

        

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação