Estudante do Colégio Batista Mineiro Buritis pratica natação desde bebê e aos 10 anos participa de campeonatos

Sofia Mageste Calais Camilo é atleta do Mackenzie Esporte Clube, tem os pais como maiores incentivadores e o Colégio como grande parceiro na educação 

Desde os 6 meses, Sofia está dentro d’água. Os pais a colocaram na natação desde cedo pelo bem-estar e saúde que este esporte proporciona para quem o pratica. Mas a estudante do Colégio Batista Mineiro Buritis foi crescendo e percebeu que a modalidade esportiva que praticava se tornava uma paixão. 

“Quando Sofia terminou o último nível em uma escolinha de natação, a professora nos orientou a procurar um clube para ela fazer testes, por ela demonstrar bom desempenho e amor pelo esporte”, conta a mãe Flávia Mageste Calais Camilo. 

Em 2023, Sofia foi chamada para treinar no Mackenzie Esporte Clube.  

“Nesse mesmo ano, foi a 5ª melhor do Brasil, na categoria Mirim 1”, disse a mãe.  

Com a natação, Sofia participou de campeonatos municipais e estaduais, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze. Já começava a escrever a sua história na piscina. 

Sonho de ser medalhista olímpica 

Daqui alguns dias, começam os Jogos Olímpicos, e Sofia sonha em fazer parte desta união do esporte mundial. 

“Eu amo praticar esportes, desde bem novinha faço natação. Já fiz balé e ginástica artística, mas quando me tornei atleta de natação, a paixão pelo esporte ficou mais intensa, e o sonho de fazer parte da comissão olímpica de natação começou a ser planejado”, conta. 

Colégio Batista Mineiro 

Sofia também começa a escrever sua história no Colégio Batista Mineiro.  

Para conciliar os estudos com os treinos, segue uma rotina diária necessária para conseguir cumprir seus compromissos com cuidado e atenção. 

Quando precisa se ausentar das aulas, por exemplo, ela e a família sabem da parceria e acolhimento proporcionados pelo Colégio Batista Mineiro. 

Os pais a matricularam na instituição de ensino conhecendo o empenho desta na formação do ser humano em toda sua integralidade emocional, social, física, cognitiva e espiritual, além do comprometimento com a ciência, os valores cristãos e a fé. 

Outra questão que os fez perceber ainda mais como o Colégio valoriza seus estudantes e pais e/ou responsáveis foi receberem apoio e ajuda quando Sofia precisa se ausentar das aulas por conta de treinos e campeonatos. 

“O Batista apoia e ajuda a conciliar tudo. É muito parceiro da nossa família. O incentivo à Sofia também é fundamental tanto como estudante e como atleta”, afirma a mãe. 

Já com a turma, Sofia diz que os colegas acham interessante ter uma atleta na mesma sala. Quando as competições são transmitidas pela TV, eles assistem e ficam admirados. 

“Eles me parabenizam quando assistem uma competição e ficam curiosos em saber como é competir. Acham legal eu ser nadadora”.  

Família  

Sofia se sente realizada por ter o incentivo e apoio da sua família na sua jornada como atleta de natação. 

“Sempre estão por perto e me incentivam o tempo todo, desde quando me levam para os treinos até quando me acompanham nas competições, mesmo sendo fora de BH”, conta. 

A mãe, Flávia, diz que o apoio da família é para todas as suas conquistas, seja qual for o momento que ela vive. 

“Desejamos que ela coloque sempre Deus em primeiro lugar na vida dela, e, enquanto for bom e ela estiver bem e feliz [na natação], nós iremos apoiá-la”. 

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação