Férias: 10 jogos para brincar a família inteira

Sabe aquele momento em que a família quer ficar em casa nas férias, sem eletrônicos, mas quer realizar uma atividade diferente que envolva a todos? Neste post, preparamos uma lista com 10 jogos de tabuleiro e brincadeiras simples para se fazer em família. Além de estreitar o laço entre pais e filhos, é também uma ótima maneira de tirar as crianças e adolescentes da frente das telinhas por algumas horas. Confira!
- BANCO IMOBILIÁRIO
Velho conhecido e queridinho de muita gente, o Banco Imobiliário é um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo. Para você ter uma ideia, ele chegou ao Brasil na década de 1960!
São permitidos de 2 a 6 jogadores, e ganha aquele que terminar com mais dinheiro por meio da compra, venda e aluguel de imóveis. Garante momentos de muita diversão em família, além de trabalhar a habilidade financeira de crianças e jovens.
- JOGO DA VIDA
Essa é outra categoria de jogo de tabuleiro que fez parte da infância de muita gente. Mas não se engane, porque o Jogo da Vida continua bem atual, viu? Trata-se de uma espécie de mapa a ser percorrido por 2 a 8 pessoas, que guiam seus carros por diversas atividades.
Basta girar a roleta e andar o número indicado para saber o que vai acontecer: os jogadores podem se casar, ter filhos, achar uma mina de ouro ou fazer um cruzeiro, por exemplo. É um ótimo passatempo, e ajuda as crianças a ter percepção da vida adulta, com responsabilidades e ações que guiam nossas jornadas!
- PERFIL
Indo para um lado mais intelectual, Perfil é o jogo perfeito para testar os conhecimentos da família. Nele, de 2 a 6 participantes tentam acertar a pessoa, o lugar, a coisa ou o ano de quem tem a carta. Cada carta pode dar até 20 dicas e cada jogador, na sua vez, tem o direito de tentar acertar. Ganha quem chegar primeiro ao fim. É um jogo ótimo para aprender coisas novas e se divertir!
- LUDO
Clássico dos clássicos, Ludo é um daqueles jogos muitas vezes esquecidos no fundo de alguma prateleira na casa de boa parte das famílias. Nele, cada jogador escolhe uma cor e tem como objetivo sair com sua peça da base e percorrer todo tabuleiro até chegar ao ponto final, marcado com a cor escolhida.
O número de casas a andar é determinado ao jogar o dado. No caminho, alguém pode cair na casa em que você está e comer sua peça, de forma a obrigá-lo a voltar para a base. Essas reviravoltas deixam o jogo bem divertido! No Ludo temos a chance de aprender a lidar com adversidades.
- IMAGEM & AÇÃO
Você provavelmente já ouviu falar desse jogo que garante boas risadas, não é verdade? O Imagem & Ação testa a habilidade de desenho de alguns, a velocidade de adivinhação de outros e até a esperteza lógica dos jogadores.
Os participantes são divididos em até quatro equipes, cada um com seu desenhista. Essa pessoa tira uma carta que determina a palavra a ser adivinhada pelos demais, dentro de determinada categoria — ação, objeto, lazer, pessoa, lugar, animal. Dentro do tempo da ampulheta, a equipe tem que acertar. É o tipo de jogo perfeito para muitos participantes!
- QUEST
Outro jogo feito para testar os conhecimentos dos participantes e desenvolver conhecimentos gerais nas crianças, Quest tem o formato de perguntas e respostas sobre seis temas: esporte e lazer, artes e entretenimento, mundo, ciência e tecnologia, variedades e, por fim, sociedade.
Cada jogador escolhe um tema e, na reta final, responde a perguntas de todas as categorias. Ganha aquele que chegar ao fim marcado no tabuleiro. Existe até uma versão específica do jogo para famílias!
- ADEDANHA
Também conhecida como stop, essa brincadeira testa os conhecimentos, a memória e a rapidez para escrever. O melhor é que nem demanda muitos materiais, apenas papel e caneta, e pode ser jogado a partir de duas pessoas.
Para começar, é preciso definir as categorias avaliadas, como nome, objeto, comida, parte do corpo humano e artista. Os jogadores estendem os dedos que, somados, determinam a letra inicial da rodada.
Os participantes devem preencher as categorias com palavras começadas pela letra sorteada. Quem terminar primeiro grita stop e os demais devem parar de escrever. É uma brincadeira ótima para estimular o pensamento rápido e ganha aquele que somar mais pontos.
- ORIGAMI
Quando a ocasião ou o espaço não permite abrir um jogo na mesa, algumas folhas de papel já são suficientes. Fazer origamis explora a imaginação e a coordenação das crianças. Dá para fazer barquinho, avião, sapo, coração, borboleta, macaco, passarinho e por aí vai. Use a imaginação e crie!
- CORRIDA DE ALGODÃO
Essa brincadeira não necessita de muita preparação nem de grandes espaços ou materiais difíceis de achar. Você só vai ter que providenciar canudinhos e algodão. A ideia é fazer uma corrida de bolinhas de algodão soprando pelos canudos. Ganha quem soprar mais forte e alcançar a linha de chegada. Simples, não?
- UNO
Por ser um jogo de cartas, o Uno pode ser levado para qualquer lugar. Podem jogar de 2 a 10 participantes. Cada um recebe sete cartas, que são descartadas de acordo com a cor que está no monte das que sobraram. O objetivo é zerar as cartas na mão.
O detalhe é que o baralho pode ditar ações específicas, seja para fazer o próximo jogador comprar mais cartas, inverter a ordem das jogadas ou mesmo pular a vez de quem jogaria a seguir, tudo para atrapalhar os demais de chegarem ao objetivo final. É um jogo portátil bem divertido e estimula o pensamento estratégico na hora de jogar as cartas!
Com esses 10 jogos para a família, você pode se divertir passando tempo de qualidade com seus filhos. Basta escolher algum e começar logo a diversão!
Assine a newsletter da
Rede Batista de Educação