Uso de plataformas digitais traz inúmeros benefícios para o ensino e a aprendizagem dos estudantes

A realidade digital já faz parte do dia a dia das crianças e dos adolescentes. Inserir os estudantes e ajudá-los a utilizar ferramentas e recursos disponíveis no ambiente online tornou-se fundamental nos processos de ensino e aprendizagem das escolas. No Colégio Batista Mineiro, o uso das plataformas digitais que compõem o material didático integra o planejamento pedagógico de todos os segmentos de ensino. Desde o Maternal III ao Ensino Médio, são criados planos de aula incorporando à tecnologia como aliada da educação na sala de aula.  

De acordo com Sandra Beconha, diretora pedagógica da Rede Batista de Educação, as plataformas digitais de ensino disponibilizadas pelo colégio oferecem material e ferramentas de fácil manuseio com atualizações recorrentes e múltiplas ofertas de apresentação de um mesmo objeto do conhecimento. “O contato com as informações de forma objetiva e clara, com linguagem apropriada, permite aos estudantes de todas as idades acessar o conteúdo dentro de seu tempo e priorizando a apresentação que mais favorece seu aprendizado”, explica.   

Para Márcia Nascimento Guimarães Lara, relações públicas, o digital aproxima e amplia a realidade para os estudantes e ainda torna o aprendizado mais atraente. Ela é mãe da estudante Amanda Nascimento Guimarães Lara, do 4º ano do Ensino Fundamental – Unidade Floresta – Séries Iniciais. “A Amanda absorve e guarda com facilidade as informações. O digital é a linguagem dela, uma vez que ela transita com naturalidade e prontidão para perceber e entender o que é novo e diferente. Os vídeos que reforçam o conteúdo das matérias enriquecem demais seu aprendizado. Ajudam a fixar informações lidas nos livros e passadas pela professora”, pontua. 

Com as transformações e constantes mudanças que o mundo tem vivenciado, a inserção do letramento midiático no planejamento das escolas tornou-se essencial. No dia a dia, é possível perceber como as crianças e os adolescentes estão conectados às multitelas e a experiências digitais diversas, tendo a escola papel fundamental no acompanhamento e no educar tecnológico. Conforme explica Sandra, como recurso de apoio ao aprendizado, as ferramentas digitais favorecem as abordagens individuais com atividades direcionadas, resultantes das avaliações e diagnósticos que permitem identificar as lacunas promover a recursividade para garantir uma nova oportunidade de aprendizado.   

Desenvolvimento de habilidades e competências 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla o desenvolvimento de habilidades e competências em relação ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais em diversas áreas do conhecimento: “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018).   

Segundo Márcia, a utilização da plataforma Matific potencializou as habilidades matemáticas da filha Amanda. “O uso da plataforma reforça e amplia o conteúdo ao proporcionar uma aplicação prática para os estudantes. Os jogos de um modo geral fazem a fixação acontecer de uma maneira mais leve, assim o estudo fica mais interessante. A plataforma Árvore, por exemplo, incentivou e ajudou minha filha a gostar mais da prática da leitura. Na pandemia, montou um programa semanal de leitura com a avó. A estratégia do plantio de árvores funcionou superbem com ela, incentivando-a a ir um pouco além nas leituras do que iria normalmente. Também foi muito importante para seu desenvolvimento pessoal a interação com os colegas”, ressalta. 

Estudante Amanda Nascimento Guimarães Lara e sua mãe Márcia Nascimento Guimarães Lara.

Ensino e aprendizagem conectados 

Segundo Sandra, a utilização das plataformas digitais contribui também para o protagonismo e para a autonomia dos estudantes. “A disponibilização de um grande acervo de temas em formatos diferenciados permite aos estudantes aprofundar seu conhecimento dentro das áreas de interesse. O apoio para formular planos de estudo e revisões dentro de uma dinâmica personalizada ajuda na construção da autonomia e na organização do roteiro de formação para conquista de metas preestabelecidas”. 

A educadora ainda destaca que o uso de games, como os utilizados pelas plataformas SAS Educacross e SAS Eureka, promovem a interação e o percorrer de trilhas de aprendizagem que ofertam atividades mediadoras de forma lúdica. “O estudante vivencia os desafios e experimenta as soluções de problemas ou questões de forma leve e eficaz”.  

Para Márcia, a filha Amanda tem aprendido bastante sobre o ambiente digital. “Ela já percebeu que muita coisa pode ser esclarecida, entendida e checada por meio de uma pesquisa em locais confiáveis da internet. O digital se tornou uma ferramenta de pronto acesso para tudo que ela acha interessante saber, aprender e conhecer. Ela gosta bastante da plataforma SAS Eureka, pois nela é possível encontrar games para trilhas do conhecimento de todas as disciplinas (componentes curriculares). Ela está se desenvolvendo superbem nessa dinâmica de ensino”, conta.

Conheça as plataformas digitais de ensino utilizadas pelo Colégio Batista Mineiro: 

  • Plataforma SAS (material regular, vídeos aulas, avaliações diagnósticas e comparativas). Do Maternal III à 3ª série do Ensino Médio.  
  • Plataforma SAS – Liga da Corujinha (campos de experiência e letramento). Para o 1º  e 2º Período da Educação Infantil. 
  • Plataforma SAS – Educacross (Games de Português e Matemática). Ofertado para 1º ano ao 3º do Ensino Fundamental. 
  • Plataforma SAS – Eureka (Games de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História, trilhas de atividades vinculadas as unidades temáticas e objetos do conhecimento contemplados no planejamento SAS e Rede Batista de Educação). Do 4º ano ao 9º do Ensino Fundamental.  
  • Be Plataforma Beyond e Plataforma Science e Language National Geographic (material ensino bilíngue).  Utilizado pela Educação Infantil do Maternal III ao 9º ano Ensino Fundamental.  
  • Plataforma Bene (Material Formação Ética e Socioemocional). Educação Infantil – Maternal III à 2ª série Ensino Médio.  
  • Plataforma Matific (Games de Matemática, plataforma com atividades alinhadas a BNCC e trilhas de aprendizagem com direcionamento individual). Do 1º ano ao 6º ano do Ensino Fundamental. 
  • Plataforma Árvore (Material de literatura – Biblioteca digital
    Acesso a 6.000 títulos, modelo interativo e de comunicação, com segurança no acesso, acompanhamento de uso e atividades).  Do 2º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental (Unidades Uberlândia/ Ouro Branco / Buritis /Floresta SI/Castelo/Sete Lagoas)
    Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Unidade Uberlândia/ Ouro Branco/ Buritis/ Sete Lagoas/ Castelo). 
  • Plataforma Redigir A+ (Interação com temas diversos, correção de redação padrão ENEM, relatórios comparativos de resultados e identificação de pontos de investimento). Da 1ª série a 3ª série Ensino Médio *Unidade Floresta SF (9º ano à 3ª série Ensino Médio). 
  • Plataforma Lego Zoom (Robótica). Ofertado nas Unidade Uberlândia, Alphaville- Nova Lima Da Educação Infantil – Maternal III ao 9º ano Ensino Fundamental.  
  • Plataforma Nave a Vela (Maker). Ofertado para as unidades Floresta SI, Buritis I. Do 1º ano ao 5º Ensino Fundamental.  

 

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