Uso de metodologias ativas no ensino contribui para o desenvolvimento da autonomia e participação dos estudantes

Ser agente da sua própria aprendizagem. Esse é o principal objetivo dos educadores ao inserirem o uso das metodologias ativas no dia a dia do estudante na escola. Você sabe o que elas são? Como são trabalhadas na sala de aula? E de que forma favorecem o aprendizado? 

As metodologias ativas são práticas pedagógicas que visam desenvolver autonomia e participação dos estudantes de forma integral durante as atividades escolares, explicam as coordenadoras pedagógicas da unidade Ouro Branco, Lucia Helena Pereira Gomes, e Maria da Conceição Santana de CastroDessa forma, crianças e adolescentes são encorajados a colocar a mão na massa, sendo instigados a pesquisar, interpretar, elaborar projetosanalisar situações e investigar

Para a diretora da unidade Sete Lagoas, Christiane Silva, as metodologias ativas permitem o desenvolvimento da autonomia e autorresponsabilidade nos estudantes. “A nossa proposta é baseada na aprendizagem, e não no ensino; sendo assim, acreditamos que os alunos aprendem de diversas maneiras. A utilização dessas estratégias favorece de maneira significativa a construção e a melhoria do resultado de aprendizagem”. Segundo a educadora, neste processo é fundamental o papel do professor, que será o responsável por organizar e formalizar as construções de conhecimentoconectando ideias, orientando a troca de experiências entre as duplas ou grupos de estudantes, propondo o aprendizado fora da caixa. diálogo e parceria constantes entre a escola, a família e estudantes é outro degrau importante nessa caminhada do aprendizado, destaca. 

BENEFÍCIOS

  • Autonomia 
  • Confiança  
  • Resolução de problemas  
  • Profissionais mais qualificados e valorizados 
  • Protagonistas do conhecimento 
  • Senso crítico 
  • Empatia  
  • Colaboração 

Metodologias ativas na prática  

UNIDADE OURO BRANCO

Projeto literário: Ana e Pedro 

Da troca de cartas às mensagens pelas redes sociais. O uso da tecnologia na sala de aula foi mais uma ferramenta de aprendizado para os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Unidade Ouro Branco durante a aula de Língua Portuguesa da professora Luciana Meirelles. O projeto literário trouxe como proposta a leitura do livro “Ana e Pedro – cartas”, de Vivina de Assis Viana e Ronald Claver, e a imersão de conhecimento dos estudantes sendo conectada à criação de perfis no Instagram. A obra estudada narra a relação entre dois adolescentes que se conhecem por meio da troca de correspondências entre eles.

De acordo com a educadora, a turma foi dividida em dois grupos, e cada um ficou responsável por criar, administrar e planejar o desenvolvimento de um perfil na rede social e publicar os conteúdos. As publicações foram criadas a partir do universo dos personagens descritos no livro e também adaptaram os posts ao contexto da pandemia vivenciado.  “Aprendi que a gente pode trazer a tecnologia para a escola e resgatar o interesse dos estudantes pelos conteúdos, promovendo a troca de conhecimento. Eu não sabia usar o Instagram, e eles me ensinaram. Achei muito interessante essa troca e como eles dominam esse universo. 

UNIDADE SETE ALGOAS

Projeto Heróis Anônimos 

Existem pessoas que fazem o possível para tornar a vida de outras mais agradável, fazendo o bem. Mas quem são essas pessoas? Em meio à pandemia de covid-19, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Sete Lagoas levantaram o debate com a professora Gelca Matiolo sobre as instituições da cidade que trabalham em prol do próximo. A primeira etapa do projeto foi roda de conversa virtual, problematizando as instituições da cidade que realizam trabalhos sociais em defesa da criança, do adolescente e do idoso. Depois fizemos uma pesquisa interna sobre os heróis conhecidos dos estudantes. Selecionamos algumas personalidades, e os próprios alunos entrevistaram essas pessoas”, contou. 

Para Gelca, esse projeto abriu uma nova janela de possibilidades. As atitudes desses heróis anônimos fizeram com que os estudantes analisassem as próprias atitudes e pensassem em maneiras de ajudar o próximo. O sentimento que fica foi de missão cumprida para mim e para os meus colegas, os professores Guilherme, de Educação Física, e Izamar, de Ensino Religioso, que apoiaram esse projeto desafiador, que transformou o olhar dos alunos e de suas famílias. 

O trabalho ‘ Heróis anônimos’ me surpreendeu, pois trouxe uma abordagem muito atual de conscientização, para os estudantes, do real valor e importância do voluntariado, tanto na vida de quem assiste, quanto na de quem é assistido, conta Fernanda Nogueira de Paula, mãe da estudante Larissa Nogueira de Paula Condé, que ajudou a avó manusear novas tecnologias, como o celular. 

Estudante Larissa Nogueira de Paula Condé

 

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