Como seria o mundo se fosse governado por crianças?

Esta pergunta foi feita aos estudantes das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Batista Mineiro – Unidade Uberlândia, e as respostas se tornaram o emocionante espetáculo musical de encerramento das atividades escolares.

A partir das respostas das crianças, os professores estudaram com elas o livro “Se a criança governasse o mundo”, de Marcelo Xavier.

“O livro foi apenas o embasamento para o enredo do espetáculo, as respostas. Escutar as respostas das crianças se torna um aprendizado para a vida. Sem doenças, sem guerra, sem dores. Cheio de doces, mas com a alimentação saudável. Alegre e divertido, tanto que para elas, o futebol e as brincadeiras fariam parte do cotidiano da criança e do adulto”, conta a coordenadora do Ensino Fundamental 1 – Unidade Uberlândia, Thaise Meneguelli Cassete.

A missão do Colégio Batista Mineiro na formação do ser humano por meio da educação integral, considerando seu desenvolvimento nas dimensões cognitiva, socioemocional, corporal e espiritual, foi observado no semblante dos estudantes. “O enredo foi construído a partir da fala deles, das respostas que trouxeram, representadas nas danças criadas e ensaiadas por eles. Todos se sentiram pertencentes ao processo de criação, desenvolvimento e conclusão”, disse.

Os valores cristãos que orientam a educação do colégio também foram firmados no processo da apresentação.

“O versículo que desenvolvemos para a apresentação foi ‘Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o reino de Deus’, para mostrar a importância que a criança tem em Cristo e como devemos ser como elas para alcançar o reino de Deus”, concluiu Thaise.

No final do espetáculo, as crianças fizeram juramento por um mundo melhor, comprometeram-se a refletir sobre suas ações e a transformar o futuro com as respostas dadas e apresentadas no musical.

Assine a newsletter da

Rede Batista de Educação